quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O LANÇAMENTO


Após ter concluído todo o processo de produção de minha nova música, chegou a hora do momento tão esperado: o lançamento!




O lançamento é um evento marcante na carreira de um artista, e também o início de um novo ciclo de trabalho, sendo importante ter um cuidado especial em seus preparativos.

Muitas são as opções que temos para lançar uma obra musical, no entanto, a internet é a mais utilizada nos dias de hoje, pois o seu alcance é universal e seus custos são os mais baixos.

Seguindo o paradigma atual, lançarei minha nova música na internet, em meu canal no youtube (JorgeRossiTv)e, também estarei divulgando o trabalho nas redes sociais (facebook e twitter).

Fiquem ligados! O TEMPO está próximo!!!

Até lá...

- JORGE ROSSI -

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

IMAGEM


A imagem possui uma importante função na carreira de um artista, pois o recurso visual é o que carrega mais força em uma comunicação. Sendo assim, o investimento e o cuidado com a imagem é essencial para a divulgação de um trabalho, seja em apresentações ao vivo, em fotos promocionais ou em novos lançamentos.


Gravação das guitarras



Contudo, a imagem não está restrita somente a exposição pública, ela retrata também a postura adotada pelo artista em seu dia a dia profissional, como por exemplo: a sua forma de trabalhar e de se relacionar com as pessoas, sua conduta nos negócios, etc.


Gravando o contrabaixo


Uma imagem bem trabalhada ajuda a despertar o interesse do público e deve estar relacionada com a proposta musical do artista, o que torna a sua obra mais harmoniosa e, conseqüentemente, mais acessível.


Gravando as vozes


Estudando a bateria para a seção de gravação



Acima, as imagens compartilhadas são registros de algumas das etapas de produção da minha nova música, que será lançada em breve!

Aguardem!!

- JORGE ROSSI -

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BUSINESS


Um projeto musical necessita de diversas etapas para ser produzido e lançado; e, para que dê certo, além da competência artística é necessário também o conhecimento do mercado, pois a música também é um negócio e não há como manter uma carreira sem um bom planejamento. Muitas são as questões além da arte que fazem parte do dia a dia de um artista ou músico profissional, como: registros de músicas, análises de custos e previsões de receitas, contratos, publicidade e até mesmo processos judiciais, entre outros.





Atualmente, o mercado musical é bem diferente, e dificilmente um músico que seja "apenas músico" conseguirá êxito em sua carreira profissional. Dentre vários fatores, mas principalmente devido ao avanço tecnológico, a música sofreu uma grande transformação, possibilitando aos artistas desta geração ser independentes e poderem ter a oportunidade de gerenciar a sua própria carreira. Sendo assim, as idéias artísticas e a produção por si só não são mais suficientes, é preciso saber que a sua música é o seu negócio!

Para lançar este single (que está em sua fase final de produção), procurei organizar todas as etapas de acordo com a minha realidade de: conceito artístico, tempo de dedicação ao trabalho e finanças. No entanto, inúmeras são as formas de planejar e viabilizar um projeto musical e com o tempo vamos construindo os nossos padrões.

Juntamente com a fase final da produção da música, estou trabalhando também no processo que envolve o seu lançamento, como: a arte que irá representá-la, registros, balanço financeiro e etc. Finalizando todo o procedimento, as primeiras etapas deste trabalho estarão concluídas, visto que, após o seu lançamento novos caminhos surgirão...


Um grande abraço e sucesso a todos!!!!


- JORGE ROSSI -


terça-feira, 26 de agosto de 2014

NO ESTÚDIO!


Finalizado o trabalho de pré-produção, onde ensaiei, gravei, transcrevi e realizei diversos testes para minha nova música, é chegada a hora de começar a produção no estúdio!




Esta fase envolve primeiramente as seções de gravações, que neste caso, acabei dividindo em três partes:

1 - Gravação dos instrumentos de corda (guitarra e contrabaixo)

2 - Gravação das vozes (vozes principais e backing vocals)

3 - Gravação da bateria

Após as gravações, vem o processo que atualmente é chamado de pós-produção, onde se edita a gravação para deixá-la preparada para o processo final, que é também o mais "delicado" de toda a produção: a mixagem e a masterização. E assim, a música ficará pronta, produzida; restando apenas as questões burocráticas para o seu lançamento oficial, como: registros, arte, divulgação, etc.

Assistam no vídeo abaixo alguns trechos da primeira seção de gravação, que já foi realizada no estúdio da Rockabilly, onde estou gravando os arranjos de guitarra e contrabaixo da música:




Um grande abraço e fiquem ligados, que estarei postando mais imagens das próximas seções!!!!

Até lá!!!!!!!!

- JORGE ROSSI -

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A VOZ


Após realizar a gravação de pré-produção, analisar e transcrever o arranjo, timbrar os instrumentos e ensaiar muito para as gravações oficiais das bases, chegou à vez de dar uma atenção especial aos vocais!




A voz é o instrumento musical mais importante, por ser capaz de expressar além da música, a alma e o estado de espírito; e é também a expressão mais individual e a característica mais pessoal, por não existirem duas vozes iguais.

É o mais antigo instrumento musical e possui mais possibilidades de interpretação do que qualquer outro, permitindo ao cantor emitir o som que desejar, com a intenção e com o timbre que quiser. Além disso, a voz também possui um recurso que nenhum outro instrumento tem, sendo o único capaz de articular, ou seja, a caixa de ressonância (a boca) é moldável de acordo com o que se pretende cantar.




Definir a melodia de voz e os backing vocals, é a parte que falta para encerrar definitivamente a pré-produção de minha nova música. Finalizando esta etapa, começarei os preparativos para a produção em si, que consiste, principalmente, em entrar no estúdio e iniciar as gravações!

Um forte abraço e até breve!!!

- JORGE ROSSI -

segunda-feira, 30 de junho de 2014

NA BATERA!


Em uma produção musical, a bateria assume um papel fundamental, sendo importante dar uma atenção especial a esse instrumento. Ela é o “coração” da música, ou seja, a base que determina a sua pegada, e, somente com uma base bem estruturada se torna possível elaborar um bom arranjo, destacar a melodia e criar detalhes que determinem o seu estilo próprio de soar.

Sendo assim, é muito comum dar início as gravações de uma música pela bateria, não que seja uma regra, mas uma boa estratégia de produção, pois é ela quem define, simultaneamente, a pulsação do tempo, o andamento e o groove que os demais instrumentos se baseiam para tocar.




Pela dificuldade que encontrei em tentar reunir músicos para a formação de uma banda, e, ao mesmo tempo por gostar de criar e de entender a música de uma forma mais ampla, me dispus a estudar bateria com a finalidade de “encaixar levadas” para os riffs que componho na guitarra, e, também, ao contrário, criar levadas para a partir delas, construir bases e riffs.

Minha primeira experiência na bateria foi na gravação da música Dream Team, do álbum Attitude and nothing else (2012), onde pude compreender na prática um pouco mais da função desse instrumento em uma música. Não me tornarei um baterista, mas com as aulas que tive, pude adquirir fundamentos e informações suficientes que vão me ajudar a pesquisar e a produzir dentro do meu estilo musical.

Em minha nova música que estou produzindo, além das guitarras e do contrabaixo, também tocarei bateria, no qual já finalizei o arranjo, faltando apenas terminar a sua transcrição e alguns preparativos para a gravação. No vídeo que segue abaixo, separei alguns trechos em que estou estudando a bateria da música, confiram:




Abraços!

- JORGE ROSSI -

terça-feira, 27 de maio de 2014

TIMBRE


O timbre é uma das quatro propriedades que constitui o som. Além dele, temos também a duração, a intensidade e a altura. Basicamente, tocar é emitir e combinar sons, e estes, são a conseqüência do choque entre dois corpos (ou matérias), que impressionam o órgão auditivo.

Evidentemente, todas as propriedades do som são importantes, no entanto, o timbre é aquela que o caracteriza. É através do timbre que identificamos uma voz ou um instrumento.




Por isso, ele necessita de uma atenção especial, pois um instrumento mal timbrado, ou uma voz sem qualidade, prejudicará muito a interpretação de uma música, principalmente em uma gravação. Não adianta uma grande idéia, uma boa letra, um excelente arranjo e uma técnica primorosa, tudo será comprometido se o timbre não estiver devidamente trabalhado. Sendo assim, um artista ou uma banda devem sempre procurar trabalhar com bons técnicos e produtores, para que a sua sonoridade tenha qualidade e estilo.




Já dei início à “timbragem” dos instrumentos que estarei gravando em breve, mais precisamente, das cordas (guitarra e contrabaixo). É um trabalho minucioso, pois exige paciência, atenção e sensibilidade, pesquisas e testes. Contudo, após um longo período de trabalho, estou praticamente chegando ao “ponto certo” daquilo que acredito ser o ideal para a música que estou produzindo.

Finalizando esta etapa, é só entrar em estúdio e gravar!

Um grande abraço e fiquem ligados nas próximas postagens!!!!

- JORGE ROSSI -

terça-feira, 29 de abril de 2014

A PARTITURA


Se na postagem passada escrevi sobre "o melhor amigo do músico" (o metrônomo), nesta irei comentar sobre o que provavelmente seja "o maior inimigo do músico" (pelo menos para nós, guitarristas): a partitura!

A partitura geralmente causa horrores aos iniciantes, no entanto, aprender a ler e a escrever música não é algo tão complicado assim; é preciso um bom planejamento de estudo e fazer com que a leitura musical faça parte do seu dia a dia. Em pouco tempo você estará compreendendo a linguagem e, provavelmente, curtindo todo o processo de aprendizado!

A música é a única linguagem universal, portanto, o domínio da leitura e da escrita permite que o músico, independentemente do instrumento, amplie a sua visão musical, podendo compreender a música de qualquer parte do mundo.


Particularmente, pude evoluir muito musicalmente em minhas aulas de bateria, onde praticava regularmente a leitura rítmica, o que, inclusive, acabou me ajudando a melhorar o jeito de tocar guitarra, compor e produzir.

Estou finalizando a partitura da nova música que estou produzindo, e este processo, apesar de trabalhoso, está sendo muito importante, pois já pude corrigir alguns erros e mudar alguns conceitos para favorecer a sonoridade do arranjo.

Ler, escrever e tocar sobre o metrônomo são fundamentos que solidificam a nossa formação musical, capacitando-nos a ingressar em qualquer estilo de música! Pensem nisso e mãos a obra!!!!

Abraços!!!!!!

- JORGE ROSSI -

sexta-feira, 28 de março de 2014

METRÔNOMO


O metrônomo é um aparelho que marca a pulsação do tempo e controla a sua velocidade (andamento). Entre os músicos, é muito comum de ser chamado “o melhor amigo do músico”, devido a sua importância para o desenvolvimento musical.

As músicas, de um modo geral, possuem a sua base sobre a pulsação do tempo, sendo esse o ponto de partida para a sua produção, independentemente de ser uma simples canção popular ou uma complexa obra erudita. Portanto, para que possamos desenvolver a nossa capacidade técnica, como: coordenação motora, postura e respiração; precisamos de muito estudo com o metrônomo, o que, além do desenvolvimento psicomotor, é possível compreender também os princípios básicos da arte musical, como: divisões rítmicas, fórmulas de compasso, andamentos, dinâmica, interpretação, etc.




Seja qual for o instrumento, o conteúdo e a forma de estudar podem ser organizados de diversas maneiras, no entanto, o que procuro enfatizar em meus estudos na guitarra, é: tocar sobre o metrônomo! E, neste caso, estudo durante muito tempo de forma lenta, pois, tocando lentamente posso visualizar melhor o “lugar certo” de cada nota e como interpretá-las, para daí então, quando o assunto estiver totalmente compreendido, aumentar a velocidade.

O metrônomo é o fundamento para o músico que pretende evoluir em seu instrumento, principalmente para aqueles que buscam alcançar uma sonoridade precisa. Estudei muito sobre o metrônomo para realizar a pré-produção de minha nova música, que está em andamento, pois, é em uma gravação onde mais se exige a perfeição sobre a pulsação do tempo, por registrar todos os detalhes de uma performance. Porém, quando gravamos as linhas de guitarra em sistema de canais, é possível adicionar ao click do metrônomo um playback pré-gravado com a base da música que estamos gravando (bateria, contrabaixo e voz guia), com o objetivo de poder tocar ao mesmo tempo com pegada e precisão!

Um grande abraço e bons clicks!!!

- JORGE ROSSI -

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PRÉ-PRODUÇÃO


A pré-produção é de fundamental importância na produção de uma música, um álbum ou um show; pois, é nesta fase que será testado e resolvido cada detalhe do que irá ser apresentado ao público. Não existe uma metodologia específica de como pré-produzir, pois é um trabalho que depende do perfil de cada artista e do conceito da produção em questão.




Particularmente, gosto de produzir livre e espontaneamente, deixando a música tomar forma por si mesma, pois, creio que cada uma possui a sua expressão particular e, conseqüentemente, o seu tempo para ficar pronta. Sendo assim, vou adaptando minhas condições técnicas, como: pegada, aplicação de escalas, sequências harmônicas e suas possibilidades de modulações, escrita na partitura, cifragem, etc; de acordo com a ocasião.

Iniciei no final do ano passado a pré-produção de minha próxima música, que pretendo lançar como single no segundo semestre deste ano. Primeiramente, fiz uma gravação completa da música, em poucas horas e em um único dia, apenas com o objetivo de testar a "pegada" e a sonoridade dos arranjos que criei. Após ouvir e analisar muitas vezes, dei início a segunda etapa da pré, que é a fase onde estou agora, na qual estou reescrevendo a música, analisando e corrigindo as linhas de cada instrumento, e testando novas possibilidades e detalhes.




Estarei postando as novidades deste novo single de acordo com o andamento da pré-produção. Por enquanto, o que posso adiantar é que, diferentemente do trabalho anterior, focado na música instrumental e nas possibilidades sonoras da guitarra, este próximo trabalho será com letra e vocais!

Um grande abraço e bom ano a todos!!!

- JORGE ROSSI -

BEM-VINDO AO MEU BLOGGER!!!

Olá!! Seja Bem-Vindo ao meu Blogger !!! Aqui você encontrará informações sobre minha carreira à partir do lançamento do meu pri...